terça-feira, 10 de outubro de 2006

Projeto Lé com Cré

Encontros entre músicos de diferentes gêneros e trajetórias musicais a partir de 4 grandes temas que circundam a infância: o brinquedo, o sonho, a roda e o circo. O diálogo musical não se produz apenas com artistas que fazem música para o público infantil. A proposta é transcender a idéia de que exista música para crianças e música para adultos, ao promover espetáculos cujo repertório e performance sirvam de contato entre os 2 universos. Durante um mês, a cada semana, um espetáculo apresenta 2 formações musicais que se combinam a partir dos temas propostos.

Onde? No Teatro do CCBB.
Quando? Terças, às 13h e às 19h30.
Programação:

- 3/10 - O Brinquedo - com Badi Assad e Barbatuques
Como instrumentista, Badi Assad sempre imprimiu a marca da experimentação e diversidade. Violonista virtuosa, nunca se limita ao repertório e brinca com os instrumentos. Tocá-los com o pé ou com a mão, o que importa é produzir som de maneira lúdica. Badi também utiliza diversas técnicas vocais e de percussão corporal. O grupo Barbatuques brinca de tirar som do que, à primeira vista, não é um instrumento musical: o próprio corpo. O corpo é explorado das mais variadas maneiras, tornando-se um complexo de instrumentos percussivos, de onde se descobre uma variedade de timbres, melodias e cadências rítmicas.

- 10/10 - O Sonho - com Ceumar e Mawaca
A cantora e violonista Ceumar reúne em seu repertório canções cheias de lirismo. Segura e delicada, sua voz nos embala para o campo do sonho. O Mawaca estabelece conexões entre vários estilos, sotaques e ritmos, transformando uma canção arcaica em algo extremamente atraente aos ouvidos contemporâneos. O grupo pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias buscando conexões com a música brasileira. O figurino e coreografias trazem para o palco uma atmosfera onírica, onde o exótico parece-nos familiar, onde línguas e sons se misturam.

- 17/10 - A Roda - com Renata Rosa e Mundaréu

Renata Rosa é compositora e rabequeira. O timbre e a expressividade de sua voz impressionam pela relação direta com as vozes femininas do nordeste. Em suas músicas explora a riqueza sonora do baixo São Francisco alagoano e da Zona da Mata pernambucana: rodas de coco, maracatu rural, cavalo-marinho, ciranda e boi. O grupo Mundaréu, de Curitiba, é composto por músicos, bonequeiros e cantores que reúnem em seu repertório músicas da tradição oral, recolhidas em suas viagens e pesquisas pelo Brasil.

- 24/10 - O Circo - com Anima e Antúlio Madureira

A música do sexteto Anima é tecida sob as malhas do antigo e do tradicional. Apresenta um repertório baseado na música brasileira de tradição oral, estabelecendo ligações com o cancioneiro antigo da Europa. Antúlio Madureira trabalhou com o Balé Popular do Recife, fundado por sua família em 1977. Participou do Quinteto Armorial, da Orquestra Romançal e do Trio Romançal Brasileiro. Tornou-se um artesão musical, que cria, recria e aperfeiçoa instrumentos a partir de objetos comuns.
Fonte: BB Cultura