sexta-feira, 7 de julho de 2006

Você conhece a Pandora?

Se a única que você conhece é a que abriu aquela caixa, então não estamos falando da mesma. Portanto, deixe-me apresentá-la.

Tudo começou quando, em janeiro de 2000, um grupo de músicos e profissionais de tecnologia amantes de música se uniram com a idéia de criar a maior análise sobre música existente.

Juntos, foram buscar a essência da música em seu nível mais básico e acabaram reunindo literalmente centenas de atributos musicais ou gêneros em um enorme Genoma Musical. Esses genes reunidos mostram a identidade musical única e mágica de uma canção - tudo desde melodia, harmonia e ritmo até instrumentação, orquestração, arranjo, letras e, claro, o mundo rico do canto e da harmonia vocal. Não é uma questão de como é uma banda ou que gênero eles supostamente tocam ou quem compra seus discos - é sobre como cada canção individualmente soa.

Nos últimos 6 anos, eles escutaram cuidadosamente as canções de mais de 10 mil artistas diferentes - variando do popular ao obscuro - e analisaram as qualidades musicais de cada canção, um atributo por vez. Esse trabalho continua diariamente para que possa continuar incluindo todas as novidades saindo dos estúdios, casas noturnas e garagens de todo o mundo.

Então, desde a criação do Music Genome Project (Projeto Genoma Musical), os amigos lhes perguntavam: Você pode me ajudar a descobrir mais música da qual eu gostaria?

Essas perguntas evoluíam para longas conversas. Cada amigo dizia seus artistas e canções favoritos, exploravam as músicas que eles sugeriam, davam um feedback e aí faziam novas sugestões. Todo mundo começou a brincar que agora eles eram seus DJs pessoais.

Daí criaram Pandora, uma rádio na Internet que vai muito além de uma rádio comum. É o meio deles terem essa mesma conversa com você.

Você simplesmente diz do que gosta e eles sugerem coisas para você ouvir que se assemelham àquilo. O melhor é que todas as sua preferências ficam salvas, você pode criar canais de rádio diferentes só seus e deixar música rolando por horas e horas a fio sem se preocupar com intervalos ou em ouvir um som que você não suporta.

É uma das minhas maiores descobertas dos últimos anos. E desde que conheci Pandora, meu universo de conhecimento musical se expandiu exponencialmente.

Tente também. É incrível! ;-)