quinta-feira, 29 de junho de 2006

Picasso x Degas

Sábado fui à exposição de Degas que está acontecendo no MASP com dois amigos meus, pois somos apaixonados pelo pintor das bailarinas. Mas ela deixou muito a desejar.

Não possui tantas obras assim de Degas, e sim várias de seus amigos, contemporâneos ou 'mestres'.

Claro, a Pequena Bailarina de 14 anos está lá e isso vale a pena com certeza.

Porém, faltam informações...

Minha madrinha, que fez sua tese de mestrado sobre o homem, me disse no dia seguinte que Degas possuía sérios problemas visuais e era por isso que pintava de memória. Um gênio, dizer o quê?

Mas não acaba aí! Porque um dia ele ficou cego de vez e foi aí que começou a fazer suas esculturas. Dá pra acreditar? Toda aquela perfeição apenas com o tato.

A partir daí a exposição me valeu mais a pena. Principalmente por suas esculturas das banhistas e das bailarinas.

Há excelentes pinturas de Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Paul Cézanne, entre outros pintores brilhantes.

Só que, pra fazer valer a pena, tinha que ter um Picasso no meio.
Um não. Vários!

Há uma enorme galeria de desenhos de Picasso que envolvem Degas, os bordéis e as prostitutas.
Pra quem não sabe, Degas tinha a fama de ser ruim de cama, porque na verdade ele não tinha relações com mulheres. Não, ele não era gay! Ele simplesmente não sabia como lidar com elas. E sua timidez não ajudava em nada.

Se eu fosse você, ia até o MASP antes da exposição acabar, e ficava um bom tempo apreciando esses desenhos eróticos DIVINOS do mestre Picasso.
Não é qualquer dia que se tem esse privilégio em plena Avenida Paulista... ;-)

E é em homenagem a ele que deixo aqui algumas de suas melhores citações:

Quando vier a inspiração, que me pegue trabalhando.

A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando.

Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte.

Não se pode fazer nada sem a solidão.

Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para que fazê-lo?

Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema.

Quando dizem que sou demasiado velho para fazer alguma coisa procuro fazê-la em seguida.

Um pintor é um homem que pinta o que vende. Um artista, por sua vez, é um homem que vende o que pinta.

Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças.

Eu não procuro, eu encontro.

Eu não aprimoro, eu sou.

Eu não falo tudo, mas pinto tudo.

A pintura não foi feita para enfeitar parede. A pintura é uma arma, é a defesa contra o inimigo.

Minha mãe me dizia: 'Se queres ser um soldado, será general. Se queres ser um monge, acabarás sendo Papa.' Então eu quis ser um pintor e agora sou Picasso.

A qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que carrega consigo.