terça-feira, 27 de junho de 2006

Uma cidade se faz com homens como este

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, 77, vencedor este ano do mais importante prêmio de arquitetura do mundo, o Pritzker, é, com seus traços e seu pensamento, uma das boas razões para se viver em SP. Reparem a maravilha que sai, qual brisa para nós pobres sem-mar, da boca desse homem:

Temos que ser livres de fato. E sentar na rua. Já amanheci deitado com um amigo na sarjeta na praça da República e não aconteceu nada. Em qualquer desses bairros privados, teríamos sido metralhados. Em certos bairros, se eu for pra lá, já vão me perguntar o que eu estou fazendo. Se disser que não sei, que fui passear, vou em cana. Isso é um absurdo. A cidade é democrática. A cidade é livre. O que acontece com essa classe temerosa que se autoalimenta do pavor? Dizem: "Não há segurança". Como pode haver segurança para quem tem filhos? Como? Botar um guizo em cada filho? É impossível. É uma idéia tola, a da segurança, e um instrumento da exclusão.

Fonte: Sabatina Folha