quarta-feira, 19 de julho de 2006

Cinemateca exibe favoritos de Glauber

Ciclo reúne síntese de influências do diretor de "Terra em Transe" e promove debate com estudiosos

A idéia não poderia ser melhor. Com base no livro "O Século do Cinema" (Cosacnaify), de Glauber Rocha, a Cinemateca Brasileira exibe até o próximo domingo "O Século de Glauber", uma mostra de filmes que fizeram a cabeça do cineasta baiano.

Em sua concisão e heterogeneidade, o ciclo vale por um minicurso sobre o cinema moderno e suas fontes.

Do cinema revolucionário soviético ("Greve", de Eisenstein) ao realismo poético de Renoir ("A Cadela"), do expressionismo de Fritz Lang ("M, o Vampiro de Dusseldorf") à virada genial de Orson Welles ("Cidadão Kane"), do neo-realismo de Rossellini ("Roma, Cidade Aberta") à ruptura dos gêneros de Resnais ("Hiroshima, Meu Amor"), estão representados na mostra os principais momentos que fizeram do cinema uma arte multifacetada.

Independência criativa

É também a chance de ver ou rever uma obra rara de invenção e independência criativa feita no coração da indústria: "Punhos de Campeão" (1949), de Robert Wise, que simula uma narrativa em tempo real do antes, do durante e do depois de uma luta em que um pugilista resiste à pressão de mafiosos para entregar os pontos.

Há ainda a exuberância operística de Visconti ("Rocco e Seus Irmãos", talvez o filme favorito de Glauber), o lirismo onírico de Fellini ("A Doce Vida"), o frescor iconoclasta de Godard ("Alphaville"), o surrealismo sacrílego de Buñuel ("O Estranho Caminho de Santiago") e a releitura da tragédia por Pasolini ("Édipo Rei").

As maneiras como essa heterogênea filmografia se articula com a obra do diretor de "Terra em Transe" serão debatidas amanhã, às 20h10, pelos estudiosos Ismail Xavier, Leandro Saraiva e Pedro Plaza Pinto.

É muito mais do que um inventário das influências de um grande cineasta. É uma síntese do que houve de mais inquieto e criativo naquela que foi chamada de "a arte do século 20".

Fonte: José Geraldo Couto, colunista da Folha de São Paulo - 19.7.06