quinta-feira, 20 de julho de 2006

Políticos apóiam Austrália como sede da Copa 2018

Líderes políticos da Austrália disseram nesta sexta-feira que apoiariam uma proposta para o país abrigar a Copa do Mundo de 2018.

A possibilidade de o país se candidatar a sediar o torneio foi discutida em um encontro anual entre o governo federal e os chefes dos oito Estados e territórios do país, informa a Agência Reuters.

"Todos os governos concordaram entusiasmadamente que, se a entidade nacional, a Federação de Futebol da Austrália, montar uma candidatura para a Copa do Mundo de 2018, todos os governos irão apoiá-la", afirmou o primeiro-ministro John Howard a repórteres em Canberra.

A Austrália se classificou para a Copa do Mundo da Alemanha pela primeira vez em 32 anos e surpreendeu muitos ao chegar às oitavas-de-final, quando o time foi eliminado pela campeã Itália.

O futebol tem dificuldade de conquistar espaço na Austrália devido à popularidade do rúgbi e do críquete, mas a Copa do Mundo paralisou torcedores em toda a nação, apesar de as partidas terem sido jogadas durante a madrugada ou no começo na manhã no horário local.

Autoridades australianas estão considerando uma candidatura tardia para abrigar a Copa Asiática de 2011 como plano para ter o Mundial no país em 2018 ou 2022.

A Copa do Mundo de 2010 será realizada na África do Sul e o Mundial de 2014, na América do Sul, ainda sem país definido. A decisão sobre o torneio de 2018 deve ser tomada em 2012.

A Austrália abrigou com sucesso a Olimpíada de 2000, em Sydney.

Fonte: Agência Placar