quinta-feira, 20 de julho de 2006

Érycka Martins

Érycka Martins, 23, piauiense de Cristino Castro. É modelo da Elite Model, desfilou para várias marcas importantes e participou do último SPFW. Morando em São Paulo há dois meses, ela espera ganhar um bom dinheiro com a sua profissão sem precisar cair nos encantos da fama.
Essa entrevista foi concebida via msn.

Érycka Martins: Eu até acredito quando dizem que ando (desfilo) bem, mas nunca me fizeram acreditar que sou bonita.

China: Você não se acha bonita? Isso é um mal das modelos. Sempre acham que são feias.

E.M: Por que me achar bonita se na escola me fizeram acreditar que eu era "vara de tirar côco", "canela se ema". Foi uma verdadeira LAVAGEM CEREBRAL.

C: Tu acha que as pessoas prestam mais atenção na roupa ou na modelo?

E.M: A modelo é cabide (é o que nos dizem). A roupa é que está sendo "exposta", vendida. Mas porque que as modelos fazem tanto sucesso?

C: Era isso o que eu ia perguntar.

E.M: Pura sorte. O mercado é tão nojento, que um dia querem menininhas brancas de olhos azuis. Na outra semana querem modelos com carinha de boneca...no dia seguinte querem a beleza andrógina. Vai entender!

C: Os estilistas poderiam colocar modelos mais feias. Assim a roupa chamaria atenção. Ou a roupa só fica bem em quem é bonito?

E.M: Bah! Tem tanta modelo feia (exótica), velho!

C: Hahahahahahaah. Na moda exótico é sinônimo de feio?

E.M: Na verdade eles (fashionistas) usam o termo “exótica” só pra amenizar...e não chamar a modelo de feia.

C: Muito boa essa...
É bom ser modelo? É um bom emprego?

E.M: Quando se é supermodelo, sim. Tu ganha bem. Eu não sou uma supermodelo, e nem sei se vou me tornar uma.

C: Tu queria ser uma supermodelo? ou assim já tá bom?

E.M: Não tá bom, não. hehehe. Eu ganho mal! fugi da primeira pergunta? Se eu quero ser? Quero. Mas só pra ter uma grana legal. Não quero fama. Juro.

C: Mas qual a modelo que tem grana que não tem fama? Isso é impossível nos dias de hoje.

E.M: Quem disse? Tem um monte de modelozinha que já tem uma boa conta bancária e nem por isso é "top".

C: Os estilistas são bundões e ficam duelando ego com as modelos?

E.M: Não. Eles duelam entre eles. Estilistas X estilistas.
Alguns são até amiguinhos, mas rola inveja sim, principalmente se aquela Top do momento é mais amiga de um do que do outro.

C: Qual o tempo de vida útil da modelo?

E.M: Eu já estou idosa. Por isso tô te dizendo que não sei mais se vou ser uma supermodelo. Tenho 23 anos. Hoje meninas de 13 anos já moram sozinhas em apartamentos da agência em NY.
Quando a modelo se cuida, ela chega aos 30 com "tudo em cima". Daí, elas começam a ir pro mundinho da TV e viram apresentadoras. Ana Hickman, Adriane Galisteu, Luciana Gimenes, Mariana Weickert.

C: Mas você já viajou o mundo, não? Tenho uma amiga que é modelo. Ela tem 20 anos, eu acho, e agora tá em Hong Kong. Depois de morar na Tailândia ,onde começou a carreira, aos 15 anos. Isso não é ruim para uma adolescente? Quais serão os valores da vida de uma menina dessa, além de roupas, maquiagem, shoppings?

E.M: Eu nem sei te dizer, por isso eu preferi terminar de estudar. Se eu tivesse me mandado pra Europa com 13 anos, o que eu ia ser depois dos 25?

C: Mas tu pensa em fazer faculdade?

E.M: Vou.

C: De que?

E.M: Quero fazer moda. Não pra ser estilista ou produtora de moda. Quero fazer fotografia de moda.

C: Tu num acha que existe uma supervalorização da roupa, não? Do acessório, da maquiagem. Se todo mundo se vestisse igual, as belezas naturais de cada um não se destacariam mais?

E.M: Eu acho que não.
Não é um jeans de 800 paus da “Diesel” que vai te deixar bonita.

C: Então porque mulher adora comprar roupa cara?

E.M: Algumas mulheres. (Conserta a pergunta e faz de novo).
ALGUMAS MULHERES adoram comprar roupa cara pra mostrar pra outra mulher o glamour que ela pode ter. Uma vez eu li em algum lugar que existe três tipos de mulher.

C: Só não me diga que foi na capricho!

E.M: Eu tenho cara de quem lê Capricho?

C: Hahahahahaha.Não sei, só vi as fotos no orkut, mas acredito que não.

E.M: A mulher BURRA é a que se veste pra outra mulher. A mulher SENSATA é a que se veste pro homem. A mulher INTELIGENTE é a que se veste pra ela mesma.
é isso....

C: Tu se enquadra em qual dessas vertentes?

E.M: Sensata às vezes, inteligente muitas vezes.
Nunca coloquei (e nem tenho) uma roupa de marca cara só pra mostrar pra minha vizinha que paguei 700 pau nela.

C: Mas você deve ganhar um monte...

E.M: Não ganho. Mesmo que ganhasse "um monte", nunca daria mais de 100 reais numa peça de roupa. Juro!
Eu compro roupa. Não compro marca.

C: Eu odeio roupa. Mas mudando de assunto...
Quando eu era pequeno, me diziam que as misses eram burras. Depois ouvir dizer que as modelos eram burras. No final das contas. Quem é a burra da historia? A modelo ou a miss?

E.M: É burro quem não estuda. Eu estudei. Minha mãe é professora e eu entrei cedo na escola. Terminei 3º ano com 16. Já era pra eu estar formada em qualquer merda se eu tivesse querido.
Falei bonito! Hahhahahaahahaha.

C: Mas com tanta oferta de salário e fama, é difícil ter uma postura como a sua. Deve rolar um puta deslumbramento.

E.M: Um pouco ambígua a afirmação....

C: Porque?

E.M: Eu não entendi. “É difícil ter uma postura como a sua...deve rolar um puta deslumbramento”. da minha parte?

C: Claro que não. Do geral.

E.M: Foi o que imaginei.

C: Falei que você teve uma postura, mas e o geral?

E.M: Bah! Rola...e China, nem tudo é o que parece ser.

C: Tu já foi enganada?

E.M: Não. Eu não me deslumbro fácil (nunca na verdade). Mas as meninas são enganadas porque prometem um mundo lá fora, chega lá: Se fode (literalmente).
Eu sempre tive pé no chão. Pés que calçam 40.
Hahahahahaahahahaha.

C: hahahahahahhahaha. Muito boa essa.
Tu mora sozinha em SP, mas disse que era do Piauí, né?

E.M: Nascida no interior dele, mas bem no interior meeeeesmo: Cristino Castro. Com 16 fui morar na capital Teresina. Foi quando eu participei do Elite Model Look, o concurso internacional da Elite. Peguei um boa colocação no Piauí, mas eu queria era estudar...
Minto! Fui com 14 morar na capital.

C: Agora eu lhe pergunto: Você não se acha bonita. Porque foi fazer o concurso? Não ficou com medo da galera gritar...”Saí daí vara pau!”.

E.M: Na civilização? Não. Lá eles valorizavam a minha altura, exotismo e magreza.
Me chamaram pra participar. Fui! Coisa nova sabe? Adoro esse cheiro. Daí comecei a desfilar muito. Toda loja me queria. Desfilei pra Patachou, Alexandre Herchovicth, Maria Bonita, Vide Bula, Colcci e bla bla bla...daí, me convidaram pra fazer tv. Ser repórter de moda, balada, música (arte e cultura em geral). Isso fui na sbt do Piauí.
Caralho, bombei na capital. Fazia tattoo ao vivo no programa, cobria raves, dava espaço pras bandas locais. Teófilo Lima, Capitão Guapo, Martini Cadilack, Brigit Bardot, Mano Crispin, essa galera toda passou por lá.

C: Conhece uma banda da tua terra chamada lado2estereo?

E.M: siiiiiiimmmmmmmmm! Eu já desfilei ao som deles num coquetel da Patachou.

C: Sim, mas e SP veio quando?

E.M: Há 2 meses, depois de uma puta depressão fudida. Passei o ano de 2005 (leia-se de janeiro a dezembro) em depressão. De repente tudo aquilo começou a me fazer mal. Eu me sentia dentro de uma caixnha de fósforos, e eu sou claustrofóbica. Eu já era magrela. Tinha 53kg e fiquei com 48 kg. Horrível! Pra quem tem 1,80 é foda.

C: é que viver da imagem é muito arriscado. Tem que ter uma cabeça boa para administrar...

E.M: Eu nem saia mais de casa. Não queria mais atender telefone, ficava o dia todo no pc ouvindo Los Hermanos, PJ Harvey, Mombojó, China. Ouvia música 24 horas por dia.

C: Mudar é sempre bom...tá sendo legal aí?

E.M: Decidi vir embora. Me convidaram para o SP Fashion Week em janeiro e eu vim. Acabou a SPFW, a cidade parou. Me refiro aos eventos de moda.
Começo de ano é embaçado pra quem é modelo fashion-passarela. Quem é comercial (leia-se linda) trabalha muito mais.

C: Tu conhece a moda que se faz em Recife?

E.M: Não. Fui pra Recife uma vez só. Aos 5 anos.

C: Eu tenho uma idéia para um desfile muito louco. Já falei pra varias estilistas daqui de Recife, mas ninguém topou ainda.

E.M: Como seria?

C: Era pegar as modelos de manhã e levar para um churrasco regado a muita birita. Aí quando elas estivessem bem “altinhas” eu as levava para a passarela. Elas muito loucas, todas vomitando na roupa. E só modelos lindas. Cambaleando, tentando se equilibrar no salto. Tombando na passarela.

E.M: Que tosco.

C: Toparia fazer um lance desse?

E.M: Nem

C: Na verdade é uma agressão a roupa e a beleza. Coisa mais conceitual do que estética.

E.M: Isso definitivamente não vende.
Ahahahahahahaahahaha.

C: Todo dia você fotografa?

E.M: Eu sou modelo fashion - passarela.

C: E o que isso significa? Me perdoe a ignorância.

E.M: Só desfilo. E uma vez ou outra quando gostam de mim, gravo comercial. Fotografar, só quando é pra alguma campanha fashion, tipo: Catálogo de marca famosa.

C: Eu queria fazer a última pergunta usando uma frase de Ronnie Von. Eu lhe pergunto: você acha que a moda está fora de moda?

E.M: O mundo tá ficando muito consumista, e gay também. Gay se amarra em moda e gay tem em todo lugar. Tão tomando o poder! Digo isso porque eu tenho amigo juiz gay, jornalista gay, médico gay, ator gay.
Moda num tá fora de moda não. E nunca vai estar.


Site da Elite Model aqui. Fotolog da Érycka aqui.

Fonte: Comunidade Que conversa é essa?! do China em 16.3.2006.