quinta-feira, 20 de julho de 2006

Daniel Belleza

Aos 32 anos, Daniel Belleza (esse é o seu nome verdadeiro, não é um apelido) participa do MTV Banda antes, que será gravado em Recife no dia 21 de Julho.
Há poucos passos de se tornar uma possível celebridade, Belleza, que já foi quase um big brother, falou um pouco do esquema MTV, da sua infância em Caruaru - PE, e dos caminhos que o seu som pretende seguir daqui por diante.

*Essa entrevista foi concebida via msn.


China: Tu vai tocar nesse projeto da MTV, o banda antes, mas por que esse nome, tu sabe? Banda antes de que?

Daniel Belleza: Acho que é banda antes de Cristo, da fama, dinheiro, mulheres, drogas, jogos, iates, mini-golfe, cassinos, etc.

C: Me parece que a MTV tá apostando em você. É isso?

D.B: Ah, a MTV é um dos meios que dão mais espaço para bandas independentes ultimamente, e acho que eles apoiam as bandas que tem potencial para dar certo.

C: Eles apoiam ou se aproveitam? Porque a onda agora é ser independente.

D.B: Acho que as duas coisas. Se fosse prejudicial pra eles, não fariam, com certeza.

C: Tu vem sempre ao Recife, mas tu não acha que a cidade tem um certo ranço com o punk? Sei lá, no teu último show eu senti isso (o show foi no Olinda estereo). O público ficava olhando, achando o som ultrapassado. atrasado.

D.B: Acho que a questão é estar no lugar certo na hora certa, meu último show aí foi no lugar errado e na hora errada. Acho que as pessoas mais novas conseguem absorver mais a música que eu faço. Acho que um dos grandes problemas do Recife é que muitas pessoas só conseguem achar bonito o próprio umbigo, idolatrando uma "regionalidade" que nem sempre é tão genial.

C: Não é a toa que dizem que Recife é um caldeirão com um monte de caranguejo dentro...quando um tenta sair, os outros puxam o pé dele para baixo.

D.B: É, esquecem que o mais gordo vai ser o primeiro a ser comido. Hahahahahahaha.

C: Mas você gosta de fazer show aqui, né?

D.B: Gosto muito de tocar aí, poxa! Acho que com o tempo as pessas daí vão acabar se acostumando comigo. Mesmo por que esse meu disco novo é bem diferente, tem coisas bem mais "adultas", menos punk rock.

C: Vai deixar de fazer Punk? Vai virar um cantor cabeça?

D.B: Não, na verdade eu já faço outro tipo som, acho que posso fazer um pouco de tudo, mas esse papo de "cabeça" me torra o saco. Meu disco solo tem uns axés, bregas, sambas, eletrônico e outras tosqueiras. O trabalho com a banda é mais rock mesmo, é pra acariciar meu lado "Iggy Pobre".

C: Já tá gravando isso? Esse projeto é parte daquele disco de Axé que vocÊ me falou?

D.B: Na verdade o disco de axé é parte desse projeto que tem um pouco de tudo.Eu já comecei a gravar umas coisas. Também tô gravando aquele disco com Lula Côrtes. Nesse disco solo tem até Chora Rita (parceria entre China e Daniel Belleza).

C: Bom saber. E o disco com Lula Côrtes, como vai ser esse trabalho?

D.B: Então, tá difícil arrancar Lula daí pra terminar o disco. Acho que vou gravar umas coisas aqui e mandar pra ele gravar a parte dele aí. Já temos 4 músicas praticamente prontas. A idéia é gravar 10, mas se complicar muito eu lanço só essas 4 mesmo. E o som é mais ou menos como se Daniel Belleza e Lula Côrtes tivessem entrado pros Beatles.

C: Você é de Caruaru mesmo?

D.B: Sou, nasci na rua Preta. A primeira infância sempre é muito marcante.

C: Perto de Ortinho? É daí que vem essa afinidade com Pernambuco?

D.B: Ortinho era meu vizinho.

C: Voltaria a morar lá?

D.B: Só não me mudo de vez praí porque acabei criando várias coisas aqui que não posso abandonar. Acho que não voltaria a morar em Caruaru, mas posso ter uma casa de veraneio por lá sim. Fui-me embora com menos de um ano, as imagens que me vem à cabeça de minha infância lá são como uma viagem de ácido.

C: Realmente...um lindo relato da infância.

D.B: Quase chorei aqui agora.
Uma vez um amigo de meu pai cavou uma vala pra eu brincar...isso foi numa praia, não me lembro onde, só me recordo que a maré foi subindo e a água alcançou a vala e entrou na minha boca. Levei um baita susto e comecei a chorar. Acho que isso me traumatizou pra sempre. Não tenho medo de água, mas não posso nem lembrar da cara do safado.

C: Porque você deixou o cara da MTV vomitar na sua mão? Achou que venderia mais discos com essa atitude?

D.B: Não, na verdade eu achava que ia acontecer exatamente o que aconteceu. Ele ficou com cara de merda o dia inteiro. Foi bem pior pra ele do que pra mim. Traumatizou. Acabei com o poder dele. Fora que ele ficava comendo uma papa de maçã com leite, não dava nem pra ficar com nojo.

C: Como assim acabou com o poder dele? O cara vomitou na sua mão!

D.B: Ele achava que eu ia ficar com nojo,tirar a mão, correr, ficar puto, fazer cara de desespero, mas não, a minha tranquilidade quabrou as pernas dele. Acredita que ele ficou o dia todo me agradecendo?
Hahahahahahahahaha!


Visite o fotolog do cara aqui. E também o orkut.

Fonte: Comunidade Que conversa é essa?! do China em 18.7.2006.